2049

Câmara Municipal de Valente

Pular para o conteúdo

Câmara de Valente realizou, com sucesso, audiência pública temática sobre a incidência de casos de câncer no município

25/04/2019 às 11h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Câmara de Valente realizou na tarde de terça-feira (23/04), na Casa da Cultura, uma Audiência Pública temática sobre a incidência de casos de câncer no município, no contexto de território do sisal, abordando aspectos importantes quanto à orientação, prevenção e investigação da referida patologia. O ato foi realizado de acordo com a propositura da vereadora Leninha, relatora da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, em articulação com as secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Ação Social.

Participaram do ato público vereadores de Valente e municípios do território do sisal, profissionais da área de saúde, secretários municipais, comunidade em geral e representantes da sociedade civil organizada. A população lotou o auditório da Casa da Cultura e acompanhou atentamente todos os pronunciamentos e puderam esclarecer suas dúvidas sobre a doença.

Compuseram a mesa o Presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Rios (SD), a vice-presidente e relatora da Comissão de Saúde, vereadora Leninha (PT), o presidente da Comissão de Saúde, vereador Vado (DEM), a secretária de Saúde do município, Vanusia Lima, o prefeito municipal, Marcos Adriano, a médica oncologista Avany Maia, representando o Hospital Aristides Maltez, e Lucas Cerqueira dos Anjos, representando a SESAB.

Na abertura do evento o Presidente da Câmara ressaltou a importância do ato público e externou todos os esforços que foram feitos pela Casa para que esse momento acontecesse, demonstrando ainda preocupação com os casos da doença que têm deixado a população um tanto quanto apreensiva. Em sequencia o presidente passou a condução dos trabalhos para a vereadora Leninha, que convidou os representantes da SESAB e do Hospital Aristides Maltez para uma explanação sobre as possíveis causas e fatores que culminam em tais índices.

Durante a sua fala o representante da Secretaria da Saúde do Estado, Lucas Cerqueira dos Anjos, discorreu sobre o assunto abordado, apresentando dados com os quais foi possível mostrar que o índice de casos de câncer tem crescido em todos os municípios da Bahia e que este fato não é exclusivamente deste município de Valente.

Ato contínuo, a representante do Hospital Aristides Maltez, Dra. Avany Maia, apresentou um estudo técnico do que é o câncer e seus fatores de risco. Afirmou que vários fatores contribuem para o aparecimento da citada doença, ratificando que é muito difícil um único fator ser o responsável pelo aparecimento de casos. Falou ainda, dos principais riscos de adquirir o câncer, sendo o tabagismo e a má alimentação os hábitos que mais oferecem chances de acometimento da enfermidade.

A Secretária Municipal de Saúde, Vanusia Lima, discorreu sobre a atuação da sua pasta frente aos problemas e, especificamente diante dos casos de câncer, afirmou que a saúde municipal, em Valente, cumpre fielmente com o seu papel que é de diagnosticar a doença e oferecer todo o suporte possível para o tratamento dos pacientes.

Encerrando o ato, o Presidente da Câmara de Valente Cezar Rios destacou sua gratidão e satisfação pela realização da Audiência Pública e parabenizou a Comissão de Saúde da Casa pela promoção deste democrático espaço de discussão e reflexão acerca relevante temática de interesse público.

Encaminhamentos: Ao término da audiência pública, ficou determinado que os próximos eventos serão agendados objetivando dar continuidade à discussão da problemática enfrentada, na busca de informações e investigações mais profundas que possam identificar fatores e causas do câncer, com a adoção de medidas que minimizem os índices apurados em nosso município.

Colaborou: Sérgio Lima